Translate

domingo, 16 de dezembro de 2012

Eu e minha CRZ

Eu e minha Kasinski CRZ 150


Olá Pessoal!!!   Meu nome é Mauro, tenho 37 anos, sou militar do estado aqui  no Ceará e decidi relatar nesse blog todas as experiências que tive, estou tendo e terei com a minha nova companheira de estrada: Uma CRZ 150 2011, da tão polêmica marca Zongshen.

Digo polêmica porque no Brasil existe apenas uma fabricante de motocicletas que é praticamente unanimidade e chama-se Honda; o restante dos fabricantes estão aos poucos conseguindo seus lugares num mercado com consumidores que ao meu ver têm muita dificuldade de expandir as possibilidades de inovação e incentivo à concorrência. Claro que existem muitos fatores que devem ser levados em conta, principalmente com relação à manutenção, pois com carência de serviços autorizados fica bem mais complicado convencer o consumidor à adquirir uma motocicleta, pois quando alguém fala em comprar uma moto, o principal argumento para se dar preferência à compra de uma moto de "marca" é a quantidade de locais em que ela possa comprar peças e fazer o conserto da mesma, quando o certo a pensar é "eu não tenho que me preocupar se a moto vai quebrar, pois ela tem que ser boa o bastante para não quebrar!".

Este Blog será um diário de bordo que vou elaborar da forma mais detalhada e clara possível com o intuito de registrar toda a minha experiência como proprietário dessa moto, avaliando sob meu ponto de vista pessoal, os prós e contras da motocicleta. Vou relatar desde a pré compra, que foi muito traumática por sinal e terá um capítulo bem extenso; o período de minha adaptação à ciclística característica da mesma; o período de amaciamento, primeira revisão, etc.

Espero sinceramente que vocês apreciem este trabalho e tenham certeza, que será elaborado por uma pessoa que é apaixonado pelo " viver pilotando", pois é pilotando que eu consigo chegar o mais próximo da liberdade.

Um abraço e até logo.


21/12/2012




Olá pessoal!

Mais uma vez estou aqui pois hoje foi o dia da primeira revisão da minha CRZ. Alíás, esqueci de informar que a minha moto é ano 2011, ou seja, pra quem já pesquisou a linha CRZ da Kasinski, o ano de 2011 foi o último em que o motor veio com refrigeração à água; a partir de 2012 a motorização é a mesma da Comet 150 além de a suspensão dianteira vir invertida, como na CRZ SM.

Pois bem, levei a "vermelha" na Concessionária bem cedo, por volta de 08hs da manhã. Fui recepcionado pelo responsável técnico da loja que deu entrada no registro da minha motocicleta junto a Kasinski, fez as verificações iniciais constatando logo na partida que a "baixa" da moto estava desajustada. Eu havia percebido que o barulho dela não tava legal, mas mantive a tranquilidade e deixei pra verificar mesmo no dia da revisão. Ele me falou então que não era motivo de preocupação pois isso é bem normal no percurso dos primeiros mil kilômetros. Ela estava também com uma certa dificuldade em fazer as mudanças de câmbio que se apresentava um pouco duro nas mudanças.

Eu decidi aguardar a moto na loja, e a espera foi por volta de duas horas, mas bem menos do que eu esperava.

Quando a moto retornou trazida pelo mecânico responsável pela revisão da mesma (Pedro), ele me explicou o que englobou a revisão: foi feito o ajuste e lubrificação da corrente de transmissão, o problema do câmbio era apenas o posicionamento do cabo na carcaça do motor, o que fazia com que o braço de acionamento acabasse "topando" no tubo do escapamento, impedindo o total acionamento do câmbio e provocando o problema acima citado. Após essa correção o câmbio ficou simplesmente ótimo! Foi feita também a revisão nos eixos de rodas e seus respectivos engraxamentos e o carburador foi regulado, ficando assim o giro baixo exatamente como quando a moto saiu da loja, me deixando até com dúvida em alguns momentos, porque de tão silenciosa a baixa, penso em alguns momentos que a moto desligou.   Foi feito também um procedimento muito importante que é o processo de "reaperto do motor", fundamental na primeira revisão. A regulagem de válvulas não foi necessário fazer pois ainda é cedo, segundo a concessionária, ficando essa verificação prevista para a revisão de 3000km.

Enfim, saí da concessionária com uma grande satisfação pois a cada dia fica confirmada minha escolha acertada na compra de minha mais nova moto.

Às vezes vale muito à pena arriscar meus amigos.

Já já vou postar fotos da "vermelhinha".

Um abraço!


23/12/2012

O financiamento e quase perda da moto


Olá pessoal novamente;

Hoje vou dedicar um capítulo a um episódio muito lamentável que vocês, sob a luz dos fatos, hão de concordar comigo.

Pois bem;

Depois de muito avaliar os prós e contras de comprar uma Kasinski, principalmente pelo fato de na época da compra (Outubro de 2012) assim como hoje, só existia uma única concessionária da marca em Fortale-
za, decidi mesmo assim pela compra da moto e no dia 19 de Outubro fui à concessionária e dei entrada na "papelada" do financiamento. Optei por esta forma de compra porque a minha antiga moto (uma DT200R ano 99 azul com a qual estava à oito anos), após um reparo de motor infeliz não mais funcionou como antigamente, me obrigando a substituí-la; daí a urgência pela aquisição da moto nova pela forma de financiamento. Meu cadastro foi aprovado no mesmo dia e no final da tarde já tinha assinado todos os papéis e pago em dinheiro o valor referente à entrada do financiamento.   O supervisor me informou no final dos procedimento que no máximo em dez dias a minha moto seria entregue, logo após o faturamento da nota, a chegada da moto que viria da filial da loja em Itapipoca e do depósito do valor referente ao financiamento na conta da loja.

Aguardei os dez dias e quando procurei a loja a mesmo veio com uma conversa estranha de que ainda não poderia me entregar a moto porque o dinheiro referente do financiamento ainda não tinha sido depositado.   Eu estranhei porque já que o meu cadastro tinha sido aprovado pelo banco, não havia ao meu ver empecilho para que a loja me entregasse a minha moto. Passaram-se os dias e as repetidas desculpas começaram-se a seguir de outras explicações cada vez mais descabidas, dizendo até que eles próprios não sabiam informar porque o dinheiro não teria sido depositado na conta da loja. Depois de muitos dias de tentativas e ligações, finalmente no dia 09 de Novembro liguei para a vendedora que me veio com uma notícia que é o pesadelo de todo o consumidor que compra e não recebe o produto: "Sr Mauro, hoje é quinta-feira e a loja fechou as portas na segunda-feira passada."   Eu fiquei simplesmente em choque e perguntei:

 -então quer dizer que vocês acham que eu vou perder o meu dinheiro? -Vou não. 
-Me dê um telefone com quem eu possa falar com alguém da loja agora. Ela respondeu que eu não me preocupasse que eles ligariam pra mim para que eu fosse buscar a moto, mas eu não quis esperar de jeito nenhum. Liguei imediatamente e por uma graça de Deus a moça responsável pela parte financeira da loja me atendeu. Ela, o gerente e mais alguns funcionários ainda se encontravam na loja cuidando dos trâmites finais de fechamento.  Quando ela me atendeu, sem ter conhecimento que eu já sabia do fechamento da loja, ainda teve a audácia de me dizer pela milésima vez que o dinheiro referente ao financiamento não tinha sido depositado na loja e que eu ligasse depois.   Eu rebati com o seguinte: -Moça, eu já sei que a loja está fechada a 04 dias, então eu não tenho mais o que esperar; estou de serviço hoje em viatura e se for preciso, vou aí hoje mesmo porque já que vocês não me entregaram a minha moto, quero o dinheiro que paguei na entrada do financiamento de volta imediatamente. Ela ainda tentou me convencer do contrário dizendo: "-Mas seu Mauro, o Sr vai ter que esperar porque vamos analisar a sua situação." Eu contestei: -Negativo, não confio mais e quero que vocês me deem o retorno hoje mesmo, porque vou já aí. - Eu quero o dinheiro de volta hoje!   Ela então me disse que iria falar com o gerente para encontrar uma solução e que eu ligasse em trinta minutos. Depois de mais umas quatro ligações, consegui falar com o gerente que me disse o seguinte: "- Sr Mauro, nós verificamos agora nos extratos da loja e confirmamos que o seu depósito já foi efetuado e agora estamos aprontando a sua moto, então o Sr vai poder vir buscá-la em aproximadamente uma hora.   

Isso se deu por volta de 09:00hs da manhã. Até o meio dia, que foi o horário combinado para que eu fosse buscar a moto, foram as horas mais estressantes da minha vida, mas finalmente, no horário de almoço, consegui uma carona com um colega de trabalho e fui até a loja. Ao chegar lá, encontrei a mesma com todas as portas fechadas e um caminhão estacionado na frente, com dezenas de motos prontas para viagem.   Fui recebido pelo gerente que pediu mil perdões e que eu aguardasse mais alguns minutos que logo receberia a moto.   Saí de lá por volta de 12:30hs pilotando a moto e totalmente estressado, mas ao mesmo tempo muito aliviado e agradecido a Deus por não ter perdido a minha mesma.   Esta foi a última vez que consegui falar com essas pessoas dessa loja.

Já em casa, ao verificar alguns pormenores da moto, verifiquei que faltava quase 600ml de água no radiador da mesma e ao levantar o banco verifiquei também que o kit de ferramentas estava ausente.   Mas, no final das contas, dos prejuízos os menores. Ashuashuashuashuashuaaaa!!!


Hoje estamos nós nos acostumando um com o outro, mas sem esquecer este fato tão estressante.   Pena,  eu soube depois que algumas pessoas também tiveram prejuízos parecidos ou até piores que o meu, como o caso de um rapaz que deu uma entrada de 50% na sua Mirage 150 e não recebeu a moto e agora está na Justiça lutando para receber o dinheiro de volta. Lamentável.

Caso lembre de mais algum detalhe atualizo o blog para vocês.

Um grande abraço e até a próxima.

;)


26/12/12

Olá pessoal;

   Estou aqui novamente para falar sobre um pequeno contratempo com minha moto. Na Segunda-Feira passada (24/12/12) percebi a manete de freio molhada com óleo. Me assustei pois o óleo vinha da base da manete e me pareceu vir do "Burrinho" de freio. Assim mesmo saí com a moto pra trabalhar e durante o percurso o freio funcionou perfeitamente.  Hoje levei na concessionária (Ápice Motos) para dar entrada no serviço de garantia e fui prontamente atendido.
   Após a manutenção o supervisor técnico (Berg) e o mecânico (Pedro) me explicaram que o sistema foi removido e avaliado, não sendo encontrada nenhuma avaria; me explicaram também que o óleo estranho foi proveniente da lubrificação na manete feita na revisão e que não continuaria acontecendo pois logo secaria. Tudo isso não levou mais de 30 minutos. Saí de lá pronto pra mais um dia de luta com minha "vermelhinha".




Então pessoal, é sempre bom dar uma enxugada no excesso de óleo usado na lubrificação para que contratempos dessa natureza não aconteçam.

Até logo.

Abraços! ;)





21/01/2012  1900km rodados.

Olá pessoal!


Estou aqui hoje para falar sobre um pequeno contratempo que apareceu na minha CRZ. Aos 1600km aproximadamente, enquanto circulava em direção ao meu trabalho, fui avisado por um motociclista que parou ao meu lado no semáforo que estava escorrendo um líquido azul da minha moto. Quando olhei verifiquei que realmente pingava muito e o líquido parecia sair de um dos mangotes do líquido de arrefecimento (as mangueiras que circulam a mistura do radiador, responsável pela refrigeração da moto). Parei mais em frente e cheguei a conclusão de nada poderia fazer naquele momento e segui viagem. No dia seguinte fiz uma verificação minuciosa e descobri que este líquido, que só vazava quando o motor estava funcionando, estava vazando pela junção de mangote/tubo, ou seja, a abraçadeira original tinha perdido a pressão e isso fez com que o mangote descesse e ficasse mau posicionado no tubo de conexão, propiciando o vazamento.   Abaixo segue imagem da abraçadeira original:


Coloquei uma abraçadeira de nylon provisoriamente acima da abraçadeira original para limitar o vazamento até que eu pudesse chegar à concessionária para sanar o problema. Chegando lá, o mecânico retirou a abraçadeira provisória e quando mexeu na mangueira a mesma chegou a se soltar, derramando todo o líquido de arrefecimento da motocicleta.   Foi feita então a substituição da abraçadeira com defeito e a meu pedido, também a substituição de outra abraçadeira que apesar de não vazar, tinha as mesmas características de fabricação da abraçadeira defeituosa, já para evitar outros problemas posteriores. Abaixo segue imagem da abraçadeira substituta:

Então meus amigos; para vocês que têm abraçadeiras similares às que apresentaram defeito na minha moto instaladas nas suas motocicletas, façam logo a substituição, pois assim você não corre o risco de ter um problema super indesejado que pode acarretar até em complicações mais sérias, como super aquecimento na sua motocicleta. Felizmente o problema foi descoberto logo e não acarretou em nenhum problema na moto. 

Segue imagem do setor que foi reparado:



Felizmente até agora minha CRZ requereu apenas pequenos ajustes dessa natureza, no mais está tudo perfeito e estou satisfeito com minha "vermelhinha".

Ah sim, ia esquecendo...!!! ;) Ao contrário do que informam as especificações técnicas da mesma que diz que a velocidade máxima é de 95Km/h, eu já cheguei até os 120Km/h inclusive tendo que reduzir por ter entrado no campo vermelho do velocímetro, pois a moto continuava com fôlego para desenvolver mais... Acredito eu que por contribuição também de um processo criterioso de amaciamento a que a mesma foi submetida.

Um abraço a todos e até a próxima!


08/04/2013   3000km rodados

Olá pessoal!

Estou aqui novamente depois de um bom tempo sem atualizar o Blog, pois como condicionei as atualizações às datas das revisões e rodo pouco, consequentemente as atualizações tornam-se bem escassas, mas vamos lá.

Hoje (08/04/13) depois de aproximadamente 20 dias na fila, consegui fazer a revisão dos 3000km na minha CRZ, pois como aqui em Fortaleza os proprietários de motocicletas Kasinski dispõem de apenas uma Concessionária da marca ( e ainda é pra agradecer a Deus por isso;)!!!) , a procura é grande e "por tabela" a espera também é.

Dei entrada na OS da moto por volta de 8:00hs da manhã e após a vistoria de rotina a minha "bb" entrou na oficina ficando prometido a mim que estaria pronta por volta de 17hs do mesmo dia.  Foram, segundo a concessionária, verificados os itens de praxe, lubrificação, engraxamento, regulagem e reapertos. Eu pedi que eles dessem atenção especial a verificação das válvulas por ser um ponto muito sensível da motocicleta. Foi feita a verificação neste item que não apresentava qualquer problema, felizmente. Foi necessário regular o carburador e este item mostrou-se um ponto delicado também, pois esta é a terceira revisão que faço na moto, e é a terceira vez que é necessário refazer a regulagem do carburador que se mostrou ao meu ver, fácil de desregular, mas tudo bem, pois após as regulagens ele fica "redondinho".   Foi necessário retirar um elo da corrente de tração que por sinal é péssima, além de não dispor de retentores. Quando fizer a substituição do Kit tração vou procurar uma corrente de boa qualidade, pois esta afrouxa muito mesmo, necessitando de constantes reajustes.


Hoje, 16/04/13 ela está com aproximadamente 3750km e está impecável, não apresentando qualquer defeito, sendo até o momento necessárias apenas as regulagens de revisão.

Capítulo extra:

Substituição do pneu traseiro

Até hoje  (16/04/13) eu tenho tido uma preocupação constante com relação aos pneus da CRZ, pois os pneus originais que são da marca "Cheng Shin Tires" ou "CST" talvez por questões de composição e destinação off road, desgastam-se numa velocidade impressionante no asfalto, ou seja, com 3000km já senti a necessidade de trocar de pneu porque o traseiro teve um desgaste tão grande que comecei a sentir na direção, porque o guidão começou a travar no meio do curso. Inicialmente pensei que se tratasse de problema de caixa de direção, mas como na revisão não foi identificado defeito neste item, minhas suspeitas recaíram sobre o pneu traseiro  que por estar "quadrado" prejudicava a estabilidade e inclinação lateral da moto.   No entanto, como o pneu dianteiro ainda está novo, eu hesitei em trocar os dois pneus por pneus com desenho on road. Procurei mas só encontrei pneus off road com as mesmas características da marca Pirelli que custam por volta de R$250,00. Decidi esperar pra ver.

Então o impensável aconteceu hoje:

Fui a uma loja aqui no bairro comprar uma liga para prender um objeto na moto, quando de repente dei de cara com uma prateleira inteira de pneus CST originais da CRZ 2010/2011. Fiquei muito feliz, pois o pneu custava R$140,00, bem mais barato que o Pirelli de modelo aproximado. De pronto comprei o pneu e aproveitei e comprei também uma câmara de ar nova para trocar a antiga de marca CST também, pois é recomendável a troca de câmara quando se troca um pneu.   Após a compra fui a uma borracharia próxima e substitui o pneu velho pelo novo e saí de lá com a minha CRZ exatamente da forma que gosto, com todas as suas características originais. Isso me deu um bom tempo de vantagem , pois eu prevejo que agora os dois pneus vão estar gastos na mesma época e então poderei fazer a substituição por pneus Pirelli ou Maggion de rua, de acordo com o padrão CRZ a partir do ano 2012.

E continuamos eu e minha Kasinski na estrada, sem problemas, só com felicidade!!!

Abraços e até a próxima!!!


02/12/2013

Boa noite amigos;

Estou postando uma atualização hoje, pois recebi uma pergunta e aproveitei que entrei no blog para responder, para também atualizar o mesmo.

Pois bem,  Faz um pouco mais de um ano que estou com a minha CRZ. Hoje ela está com quase 9000km rodados e de antemão, posso dizer que só tenho elogios a minha moto. Valeu muito à pena comprá-la mesmo!

Com relação às peculiaridades da mesma, tenho apenas uma ressalva com relação a pequenos ajustes, como por exemplo, com relação aos contatos elétricos mais acessíveis, como contatos de buzina e bateria. É necessário, principalmente nas revisões, pedir que o mecânico responsável pala mesma, verifique a condutividade dos contatos para evitar o isolamento elétrico pela formação de eventuais crostas.

Aconteceu um fato em que a moto simplesmente apagou e não dava sinal algum. Apagou tudo!  Eu consegui fazer a moto pegar no pedal e fui para casa. Tentei fazer uma chupeta e após isso ela pegou normalmente. Levei a concessionária e sem fazer qualquer análise prévia, queriam que eu deixasse a moto para que ela fosse completamente desmontada para a análise completa do sistema. Eu me recusei a deixar a moto, já que a mesma estava no momento funcionando perfeitamente.

Alguns dias depois, a moto apresentou o mesmo sintoma e eu suspeitei que o problema estivesse relacionado a bateria, pois eu conseguia fazer com que ela partisse no pedal, mas no giro baixo as luzes ficavam fracas. Então ao verificar os contatos dos terminais da bateria, verifiquei que havia um mau contato. Então, retirei os cabos e após fazer uma limpeza com lixa de ferro e remontar os cabos nos terminais da bateria, assim que liguei a chave todo o sistema acendeu normalmente . Dei a partida na ignição e o sintoma desapareceu completamente.

Conclusão, falha da concessionária, pois uma simples limpeza nos contatos da bateria, feita por mim mesmo resolveu o problema, sem a necessidade da total desmontagem da motocicleta, como indicado pela concessionária.

Agora que a garantia cessou, farei as revisões em uma boa oficina especializada em várias marcas de motocicletas aqui em Fortaleza, inclusive Kasinski, pois o mecânico e proprietário é ex mecânico de uma autorizada Kasinski aqui da capital cearense.

Logo devo postar fotos atualizadas da minha vermelhinha!

Um abraço!

28/12/2013

Olá amigos!

Antes do final de 2013 estou postando algumas fotos atualizadas da minha CRZ, que continua "cheia de graça"!!!

Eu desejo a todos um Feliz 2014, cheio de saúde, Paz e vitórias, em caminhos sempre iluminados por Deus.

Um abraço!!!







24 comentários:

  1. fala irmao tranquilo? tenho uma irmã dessa ai igualzinha mesmo e gostaria de saber qual o melhor oleo de motor pra ela,grato daniel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite amigo. O fabricante recomenda o óleo 20W50 API SL. A classificação API é fundamental, pois ela está diretamente relacionada a temperatura de trabalho do óleo, ou seja, quanto maior a letra final da referência "S", maior a temperatura de trabalho do óleo e consequentemente maior vida útil para o motor. Eu procurei muito antes da primeira troca e o único óleo que atende essas especificações é o YAMALUBE 20W50 APS SL 4T. Os vendedores vão te oferecer óleos com classificações API diferentes, como "SF", "SH", dizendo que essa classificação não é importante, mas é mentira, ela é de fundamental importância. Com relação a troca, pode ser feita sem problemas a cada 1500km rodados, conforme recomenda a Kasinski, mas normalmente eu troco a cada 1000km rodados.

      Espero ter ajudado e qualquer dúvida é só entrar em contato.

      Att.

      Mauro.

      Excluir
    2. Retificando, a especificação do óleo é YAMALUBE 20W50 API SL 4T. Eu digitei "APS" erroneamente.

      Excluir
  2. Olá Mauro!!! Cara, sou apaixonado por essa moto, mais especialmente pela versão Super Motard. Mesmo assim nunca tive coragem de comprar até por que onde moro a concessionária não disponibiliza um exemplar para test drive... No entanto apareceu uma usada lá e fiz o teste, porém quando acionei o motor ele me pareceu muito acelerado com a lenta muito alta e o vendedor me disse que se eu comprasse ela eles iriam regular e revisar toda a moto. Mas quando peguei a estrada ela pediu a 5° marcha ainda aos 60km/h e de velocidade final ela chegou com a mesma 5° marcha a 110mk/h, porem acima de 80km/h o motor estava tão acelerado que parecia que iria explodir e isso fazia a moto vibrar tanto que não se distinguia o carro que vinha atrás de mim olhando pelo espelho. Além disso me pareceu que a velocidade do velocímetro era maior do que a velocidade real e a vibração era tanta que tornava extremamente incômodo manter o pé na pedaleira. Outro ponto que notei é o câmbio extremamente duro! Será que tem como deixá-lo mais suave? Imagino que grande parte desses problemas é por que a moto era usada e talvez o antigo proprietário não cuidava muito bem dela. Por acaso você teve alguma dessas impressões com a sua moto? O quê você acha do que te disse? Acho ela uma moto linda, mas sinceramente fiquei na dúvida... Abraço e parabéns pelo Blog!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Erasmo!!!

      Obrigado pelo elogio ao meu Blog! Este é exatamente o objetivo dele; ajudar as pessoas com essas motos que são muito promissoras!

      Vou te repassar minhas impressões sobre os problemas que você mencionou com a CRZ SM citada.

      A marcha lenta muito alta é é um problema muito fácil de corrigir apenas regulando corretamente um pequeno parafuso que fica do lado direito do corpo do carburador e você mesmo pode fazer isso em casa com uma chave de fenda pequena (eu faço sempre na minha CRZ). Para baixar o giro é só movimentar muito lentamente o parafuso no sentido anti-horário até normalizar.

      Com relação ao problema da relação de marchas e o giro alto do motor na velocidade final, minhas suspeitas caem sobre o Kit Relação (coroa, corrente e pinhão), pois se ele não for o original de fábrica, pode ser que tenha um pinhão menor instalado na moto e esse pinhão menor vai exigir um giro mais alto do motor, com exigência precoce de troca de marchas e até essa inconsistência na leitura do velocímetro (como você percebeu), podendo também gerar esse alto ruído e vibração excessiva do motor. A falta de revisões também pode contribuir para a vibração excessiva da moto. Uma característica da CRZ SM é a menor velocidade se comparada a CRZ, principalmente por conta dos pneus 17" que equipam a mesma (na CRZ são de 18" na traseira e 21" na dianteira), então ela é direcionada preferencialmente ao uso urbano, por isso optei pela CRZ e não pela CRZ SM na hora da compra.

      Sobre a "dureza" do câmbio. Realmente ele vem "duro" de fábrica e é necessário fazer alguns pequenos ajustes que, acredite meu amigo, vão deixar o câmbio da "menina" tão bom quanto o câmbio de qualquer moto similar no Brasil. Primeiro a revisão no ajuste do cabo da embreagem. Fazendo um ajuste fino, além da lubrificação do mesmo vai melhorar e muito a mudança de marchas.
      Outro ponto que me foi repassado pelos mecânicos na revisão dos 1000km é com relação a o fato do braço acionador da embreagem esbarrar no tubo do escapamento que passa bem em cima dele. Isso faz com que o braço não acione completamente a embreagem, dificultando a troca de marchas. Uma vez que essa parte do escapamento é afastada liberando o braço acionador, o problema vai cessar. Essa regulagem de cabo e a liberação no curso do braço acionador da embreagem me deixaram "de queixo caído" quando sai com a minha CRZ da concessionária após a revisão. Ficou simplesmente excelente!!! Algumas pessoas falam na troca do pedal de câmbio por pedais de outras motos e até na troca do conjunto de embreagem pelo conjunto da CG, mas eu decidi não fazer isso e até agora estou satisfeito. Prefiro deixar a moto o mais original possível. Lembrando também que é importante fazer a troca de óleo no período determinado, que é no máximo a cada 1500km, pois um óleo desgastado, também prejudica a troca de marchas deixando o cambio mais "duro".

      Espero poder tê-lo ajudado e caso tenha alguma outra dúvida, ficarei feliz em poder ajudar com todas as informações que estiverem ao meu alcance.

      Abraços!!!

      Excluir
  3. Oi!
    Gostei muito do seu Blog. Tenho uma do mesmo ano na cor amarela. Uso pro trabalho e pra trilha. Moto muito boa.
    So tive um problema no primeiro uso, que foi vazamento de gasolina pelo carburador. Foi resolvido na autorizada. Era agulha trancada.
    No mais, so alegria!!!!
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vasques!!!

      Obrigado pelo elogio amigo... Realmente são excelentes motocicletas e no geral necessitam apenas de pequenos ajustes como o que você citou...

      Boa sorte e até logo irmão!!!

      Excluir
  4. Adorei as dicas, por favor, continue colocando suas experiências.
    A minha é do mesmo ano da sua e a comprei faz pouco mais de um mês (ela era de um amigo e estava parada), hoje completou os 3000 km apenas!
    Sempre tive honda, yamaha e suzuki. É minha primeira experiência com a Kasinsk. Estou gostando da moto!
    Tenho uma relação de peças substitutas, se quiser posso te enviar. Meu e-mail é dionipalhares@gmail.com qualquer coisa entre em contato!
    Saudações!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa dia irmão;

      Obrigado pelo contato. Essa semana devo enviar nova postagem. Fico feliz com seu acompanhamento. Eu estava pensando mesmo em enviar um post sobre essa questão das peças alternativas. Se você puder me mandar essas informações eu aguardo e agradeço. Meu e-mail é mauroclementino@gmail.com.

      Até logo!

      Excluir
    2. Olá cara,gostei muito de suas informações, tenho uma modelo 12/13 e gostaria q VC mim passasse uma lista de similares.sou de itagibá_BA e aqui não tem lojas q disponibiliza peças. Grato!

      Excluir
  5. Ola, parabéns pela iniciativa. Estou pretendendo comprar uma CRZ aqui em salvador, usada mesmo. Achei uma 2011 com 13.000km por R$3.700,00. Ta valendo a pena? Se possível também queria essa lista de peças... Email eh rms89@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Boa noite tenho uma crz e estou com grande dificuidade na questão pecas minha cidade não tem moro no Maranhão em são luis que se possível uma lista de pecas alternativas que poderia usar meu e-mail: werbet@tullios.com.br

    ResponderExcluir
  7. ola
    na minha cidade faliu a loja e nao tem pecas para vender

    preciso de um retentor da bomba de agua

    +559691335320 whats

    denielsonmagalhaes@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. Comprei uma a pouco tempo e consegui uma lista de peças similares pra ela. Me add no whats para trocarmos experiencias. +5511987172450

    ResponderExcluir
  9. bom dia amigaa manda ai pra mim a lista peças
    devisson1985@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. bom dia amigaa manda ai pra mim a lista peças
    devisson1985@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Ola, meu Jovem
    na minha cidade Porto Velho - RO, faliu a loja e nao tem pecas para vender estou precisando de um retentor da bomba de agua, ou a bomba completa.

    ResponderExcluir
  12. Olá, bom-dia, Mauro!Me chamo Marcelo. Gostei muito do seu blog, e gostaria de saber com você se é possível adaptar um chicote elétrico similar na CRZ. Comprei uma de segunda mão, moro em Manaus e a assistência técnica dela não existe mais por aqui. Agradeço sua atenção, se você poder me ajudar lhe agradeço muito. Vou deixar meu n- no whatzapp. Espero por boas-novas.

    Obrigado, e um ótimo fim de semana pra você.

    9299437-0972

    ResponderExcluir
  13. Olá, Mauro. Gostei muito do seu blog! Você sabe me dizer qual chicote elétrico alternativo eu posso substituir na minha moto? Moro em Manaus e não tem mais assistência técnica funcionando aqui.

    Agradeço por sua atenção! Tenha um bom fim de semana, até logo!

    ResponderExcluir
  14. Boa Tarde, Pessoal
    COmprei uma CRZ150 , ela tem um sistema de válvula interligado no filtro de ar e motor, alguém saber informar qual a finalidade dele, e como saber se esta funcionando?

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde!
    Tenho uma crz 150 10 sm 2011. Enquanto usava na cidade era tranquilo..fui usar em terreno dehostil. Notei um trelado muito feio. parecido com tek tek .aparentemente vem da corrente!
    Alguem que tenha experiencia com esse caso pode me ajudar.meu zap 98984754029

    ResponderExcluir